Aula 1-5: Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)


Trata-se do movimento retílineo que é regido por uma velocidade que varia com taxa constante, ou seja, o movimento é sob linha e à velocidade variável; a variação ocorrerá mediante incrementos ou decrementos regulares no tempo de velocidade. A grandeza física que mede a alteração ade velocidade no tempo é a aceleração e, neste contexto, é constante.

Animação de veículo se deslocando em movimento retilíneo uniformemente variado, MRUV

 

 

 

Aceleração média

É a medida da taxa de variação da velocidade com respeito ao tempo. Podemos calculá-la extraindo-se a razão da variação de velocidade pelo intervalo de tempo correspondente a esta variação.

 

  • Movimento acelerado: Ocorre sempre que a aceleração e velocidade têm sentidos iguais (o corpo ganha velocidade sob efeito desta aceleração, ou seja, o módulo da velocidade aumenta).

  • Movimento retardado: Ocorre sempre que a aceleração e velocidade têm sentidos opostos (o corpo frena, perdendo velocidade sob efeito dessa aceleração; ou seja: o módulo da velocidade diminui).

 

 

 

Equação horária da velocidade

É uma equação capaz de nos fornecer a velocidade em função do tempo. Obtemos tal equação mediante manipulação algebrica da equação da aceleração.

 

 

 

 

Equação horária do espaço

Sabemos que a área sobre um gráfico de velocidade em função do tempo fornece-nos o deslocamento do corpo estudado.

Gráficos usados para se deduzir a equação horária do espaço

 

 

 

 

 

Equação de Torricelli

É uma equação obtida a partir da manipulação algébrica das duas equações estudadas anteriormente. O resultado final é uma equação envolvendo três variáveis (deslocamento, velocidade e aceleração), como podemos perceber, essa equação não envolve o tempo, portanto, se se deseja resolver um problema em que o tempo não é dado nem pedido, provavelmente a equação de Torricelli poderá servir bem ao propósito.

 

Demonstração:

Primeiramente, isolaremos o tempo na equação horária da velocidade:

Em seguinda, o substituíremos na equação horária do espaço:

 

Após isso, basta manipularmos a expressão acima e, então, obteremos a fórmula final:

 

 

 

Gráficos do MRUV

         

ACELERAÇÃO X TEMPO


Por estarmos lidando com uma variação uniforme de movimento, teremos uma aceleração (taxa de variação de velocidade) constante (pois é uniforme) diferente de 0. O gráfico será, então, sempre uma reta horizontal.

 

VELOCIDADE X TEMPO


O gráfico da velocidade apresentará uma reta oblíqua crescente quando a aceleração for positiva e, quando for negativa, uma reta decrescente. O ponto em que esta reta cruza o eixo vertical demarca a velocidade inicial do móvel.

 

ESPAÇO X TEMPO


O gráfico do espaço em função do tempo sempre nos apresenterá uma parábola. A concavidade da parábola estará voltada para cima quando a aceleração for positiva e, para baixo, quando for negativa. O ponto em que o gráfico cruza o eixo vertical demarcará a posição inicial do móvel.

Gráfico característico da	aceleração pelo tempo em MRUV

 

Gráfico característico da velocidade pelo tempo em MRUV

 

Gráfico característico do espaço pelo tempo em MRUV