Aula 1-4: Movimento retilíneo uniforme (MRU)


Dizemos que um corpo está em movimento sempre que, a cada instante, ele muda de posição com respeito a um referencial. Chamamos este movimento de retilíneo quando esta alteração de movimento acontece numa única dimenção, isto é, em cima de uma linha. Quando o movimento, além de ser retilíneo, ocorre sob uma velocidade constante, ou seja, ele percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais, dizemos, então, que é movimento retilíneo uniforme.

Animação de veículo em movimento retilíneo uniforme



 

 

Velocidade média

Trata-se da grandeza física que indica a agilidade, a ligeireza com que o corpo percorre os espaços. Podemos calculá-la fazendo-se a razão de um deslocamento percorrido pelo móvel pela quantidade de tempo necessário para percorrê-lo .

 

 

A unidade de medida para a velocidade de acordo como o sistema internacional é o “metros por segundo”, entretanto também usa-se, amiúde, o “quilômetros por hora”:

 

   ou   

 

Conversão entre as unidades de medida

Conforme nos anuncia a relação acima, para converter de “metros por segundo” para “quilômetros por horas”, devemos multiplicar por 3,6. E para converter de “quilômetros por horas” para “metros por segundo”, devemos dividir por este valor.

Diagrama de conversão de m/s em km/h

 

 

 

Equação horária do espaço

É a equação capaz de nos fornece o espaço em função percorrido pelo móvel em função do tempo, do horário. Para deduzi-la, basta manipularmos algebricamente a equação da velocidade, apresentada anteriormente:

 

 

 

 

 

Gráficos do MRU

         

ACELERAÇÃO X TEMPO


Aceleração é a taxa de variação do tempo em função da velocidade. Como estamos lidando com MRU e, portanto, a velocidade é constante, não muda, logo esta grandeza valerá sempre 0. Por isto este gráfico sempre apresentará uma reta horizontal na marca do valor zero para a aceleração.

 

VELOCIDADE X TEMPO


Como a velocidade é constante, não se altera com o tempo, o gráfico apresentará sempre uma reta horizontal que corta o eixo da velocidade no valor de velocidade correspondente.

 

ESPAÇO X TEMPO


O gráfico do espaço pelo tempo será caracterizado por uma reta oblíqua que corta o eixo do espaço no ponto correspondente a posição inicial do móvel. Se esta reta dor acendente, estamos a falar de móvel regido por velocidade positiva. Se a reta for decrescente, trata-se de uma velocidade negativa. O grau de inclinação da reta é proporcional ao módulo desta velocidade.

Gráfico característico da aceleração por tempo em MRU

 

Gráfico característico da velocidade por tempo em MRU

 

Gráfico característico do espaço por tempo em MRU