Aula 10-80: Circuitos elétricos e associação de resistores


Circuito elétrico

Um circuíto elétrico é o sistema formado por um ou mais componentes eletrônicos (resistores, lâmpadas, indutores) interpostos num condutor que os conectam a um ou mais geradores:

   

Ao lado vemos um circuito elétrico bem simples e sua representação à direita. Temos ali, um gerador de tensão U, uma corrente elétrica i e um resistor de resistência R. Podemos, a partir da primeira lei de Ohm, trabalhar estes dados de acordo com as nossas necessidades.

 

 

 

Associação de resistores

É comum encontrarmos em circuitos mais de um resistor ligado a uma fonte. Nestes casos, os resistores podem estar conectados de pelo menos de dois modos distintos: em série ou em paralelo. Para fins de cálculos, é preciso encontrar um sistema equivalente, substituindo os diversos resistores por um único equivalente.

 

    • Associação de resistores em série

         

      Primeiramente, observe que – como as cargas que partem do polo negativo não podem escapar, tampouco esconder-se no condutor – a intensidade de corrente elétrica é a mesma em quaisquer pontos do condutor do circuito ao lado. No entanto, o mesmo não ocorre com a tensão elétrica, e isto é efeito da perca de energia do sistema, que ocorre sempre que cargas enfrentam resistência (dá para se perceber isso através da primeira lei de Ohm). A tensão total é a soma das tensões que agem nos resistores do circuito:

      como a intensidade de corrente é a mesma para todos os pontos:

 

    • Associação de resistores em paralelo

         

      Em se tratando resistores em paralelo, perceba agora que a tensão elétrica que atua nos resistores têm o mesmo valor, enquanto que a corrente é dividida e, portanto, assume valores diferentes em alguns pontos do circuito. A soma das intensidades das correntes resultará na intensidade de corrente total:

      como a tensão é a mesma para todos os pontos:

 

  • Associação mista de resistores

       

    Quando temos, num mesmo circuito, resistores dispostos seriados e paralelos entre si, então, teremos de realizar o que chamamos de associação mista. A associação mista consiste basicamente em associar os resistores de acordo com os critérios apresentados nos dois tipos de associação anteriores:

    A título de exemplo, segue a associação de resistores embasada na imagem ao lado.

         

    Associação dos resistores 2 e 3

     

    Associação dos resistores 1 e equivalente 2-3