Aula 2-14: Polias e máquinas de Atwood

Polias

Polias são peças mecânicas usadas para transferir energia cinética e força. O seu emprego é muito comum para o levantamento de peso. As polias são classificadas de acordo com o modo com que são dispostas num sistema mecânico. Há basicamente dois modos de se empregar polias:

 

homem levantando peso com polia fixa
  • Polia fixa: O emprego da polia fixa, na prática, não nos garante qualquer vantagem atinente à força necessária para se levantar peso. Pode, é verdade, nos garantir vantagem no que concerne a direção da força a qual teremos que aplicar para levantá-lo.

 

homem levantando peso com polia móvel
  • Polia móvel: Já o emprego da polia móvel pode nos garantir uma considerável vantagem energética, no sentido de que economizamos força, por conseguinte, trabalho, para se erguer um determinado peso, pois, empregando-se uma polia móvel presa, por exemplo, ao teto, metade da força necessária para se levantar o peso será exercida por este teto. Restando-nos arcar com a outra metade apenas.

 

 

 

Associação de polias

Como mencionado, o uso de polias fixas não nos garante vantagem em termos de força aplicada, mas nos possibilita redirecionar tais forças, fornecendo-nos maior comodidade. Como também citado, a polia móvel, sim, garante-nos serventia em termos de força. Portanto, a fim de melhor aproveitá-las, é comum combinarmos uma polia fixa (pode haver mais de uma) com uma ou mais polias móveis. Geralmente as polias são associadas de dois modos diferentes:

 

Levantando peso com talha exponencial
  • Talha exponêncial: talha exponencial é o instrumento representado ao lado. Nela, há uma polia fixa e n polias móveis. A força aplicada para levantar o peso é dado pela seguinte fórmula:


 

Levantando peso com moitão
  • Moitão: É o sistema mecânico representado ao lado. Neste caso, para descobrirmos a vantagem mecânica obtida pelo seu uso, devemos analisar caso a caso; contando o número de forças exercidas pela superfície de apoio e dividindo-as pela força peso.

 

 

 

Máquina de Atwood

Retrado de George Atwood e sua máquina

Máquina de Atwood é o dispositivo mecânico ilustrado ao lado. Essa máquina foi idealizada por um matemático e físico britânico de nome George Atwood (★ 1745 1807 ✝), que tinha por objetivo estudar experimentalmente as leis da dinâmica de Newton e, também, a lei da gravitação universal. O equipamento e suas observações experimentais foram expostos no seu livro A Treatise on the Rectilinear Motion and Rotation of Bodies, with a Description of Original Experiments Relative to the Subject, de 1784.

A máquina compõe-se, basicamente, de um cabo que, conectando duas massas, atravessa uma polia fixa. Manipulando-se as massas alterar-se-á a dinâmica dos movimentos.

Máquina de Atwood