Aula 2.16: Força de atrito estático e dinâmico
Atrito entre as superfícies
Ao tencionarmos um deslizamento entre duas superfícies, é natural que surja em cada uma delas uma força que em sentido se oponha a tendencia de movimento da superfície. Esta força existe sempre que há a tendencia ao deslizamento, ou seja, sempre que uma força externa se projeta sobre elas criando a possibilidade do deslizamento. Esta força é divida e estudada em dois momentos diferentes do processo:
-
Força de atrito estático: É a força oriunda do contato entre o corpo estudado e a superfície sob a qual ele está apoiado, encostado. Essa força aponta, sempre, na direção oposta a tendência de movimento. Para melhor concebemo-la, podemos pensá-la como sendo uma força resistiva ao início de movimento, que age a partir da superfície no objeto estudado. A fórmula que nos fornece essa força está a baixo:
em que * é o coeficiente de atrito estático
-
Força de atrito dinâmico ou cinético: É a força oriunda do contato entre o corpo estudado e a superfície sob a qual ele está apoiado, encostado. Essa força aponta, sempre, na direção oposta ao movimento do corpo. Para melhor concebemo-la, podemos pensá-la como sendo uma força resistiva ao movimento, que age a partir da superfície no objeto estudado.
A fórmula que nos fornece essa força está a baixo:
em que μd é o coefiente de atrito dinâmico