

Aula 6-39: Dilatação térmica dos sólidos

Temperatura
Conforme estudamos, a temperatura de um objeto é a medida da agitação das partículas que o compõe. Assim sendo, ao elevarmos a temperatura de um dado corpo, as partículas que o constituem vibrarão mais, e vibrando mais elas também passarão a possuir uma distância média, umas em relação as outras, maior. A este fenômeno, do aumento da distância média entre as partículas, que finda por alterar o tamanho do objeto, chamamos dilatação.
⚛ DIMENSÕES
Todo corpo é tridimensional, no entanto, às vezes, podemos desprezar uma ou duas de suas dimensões para efeitos de cálculos. Assim sendo, ao calcularmos os efeitos da elevação de temperatura sobre, por exemplo, uma barra delgada, é possível que seja mais conveniente realizarmos a análise física levando em consideração apenas uma dimensão (neste caso, o comprimento da barra). Abaixo, uma representação do que seria um objeto adimensional, unidimensional, bidimensional e tridimensional.
Dilatação linear (unidimensional)
É a dilatação que estudamos ao analisar um corpo de uma única dimensão considerável (lembremo-nos que as outras duas dimensões são desprezíveis).
A variação de comprimento sempre dependerá do tamanho inicial do objeto, da composição química do objeto e, por fim, da variação de temperatura a qual ele é sujeitado. A formula que nos dá a variação de comprimento em função destes fatores é:
|
|
dilatação superficial (bidimensional)
é a dilatação que estudamos ao analisar um corpo de duas dimensões consideráveis (lembremo-nos que as outras duas dimensões são desprezíveis)
A variação de área superficial sempre dependerá, assim como no caso anterior, do tamanho inicial do objeto, da composição química do objeto e, por fim, da variação de temperatura a qual ele é sujeitado.
|
|
Dilatação volumétrica (tridimensional)
É a dilatação que estudamos ao analisar um corpo em que as três dimensões são de proporções consideráveis.
A variação de volumétrica sempre dependerá, assim como no caso anterior, do tamanho inicial do objeto, da composição química do objeto e, por fim, da variação de temperatura a qual ele é sujeitado.
|
|
Dilatação térmica de chapa com cavidade circular
Atenção: Após a dilatação, a cavidade aumenta, como se estivesse preenchida com material.