Aula 6-45: Transformações gasosas e equação geral dos gases


Gases

➔ GÁS IDEAL: Sãos os gases que cumprem os requisitos listados abaixo:

 

◦ Composto de partículas puntiformes;

◦ As partículas colidem elasticamente entre si;

◦ Não há reação química entre as partículas.

 

➔ VARIÁVEIS DE ESTADO: São as grandezas físicas que variamos ao estudarmos o comportamento dos gases. São consideradas variáveis de estado a pressão, o volume e a temperatura.

Lembrando que...

PRESSÃO

VOLUME

TEMPERATURA

Grandeza física que indica a concentração de força por unidade de área.

Medida do espaço ocupado por um corpo.

Medida do grau de agitação média das partículas que compõe determinado corpo.

 

 

 

Transformações isotérmicas

A transformação isotérmica é aquela em que submetemos o gás a uma temperatura constante e variamos o seu volume e a sua pressão. Ao se fazer este experimento, os cientistas observam que a variação de volume é inversamente proporcional a variação de pressão. Ou seja, quanto mais se aumentar o volume, mais reduzirá a pressão; e quando mais se reduzir o volume, mais se aumentará a pressão.

 

⚛ LEI DE BOYLE-MARIOTTE:

   



⚛ GRÁFICO PRESSÃO X VOLUME PARA TRANSFORMAÇÕES ISOTÉRMICAS

 

 

 

Transformações isocóricas/isovolumétricas/isométricas

A transformação isovolumétrica é aquela em que submetemos o gás a um volume constante e variamos a sua temperatura e a sua pressão. Ao se fazer este experimento, os cientistas observam que a variação de temperatura é diretamente proporcional a variação de pressão. Ou seja, quanto mais se elevar a temperatura, mais se elevará a pressão; e quanto mais se reduzir a temperatura, mais se reduzirá a pressão.

 

⚛ LEI DE GAY-LUSSAC:

   



⚛ GRÁFICO PRESSÃO X TEMPERATURA PARA TRANSFORMAÇÕES ISOVOLUMÉTRICAS

 

 

 

Transformações isobáricas

A transformação isobárica é aquela em que submetemos o gás a uma pressão constante e variamos o seu volume e a sua temperatura. Ao se fazer este experimento, os cientistas observam que a variação de volume é diretamente proporcional a variação de temperatura. Ou seja, quanto mais se aumentar o volume, mais aumentará a temperatura; e quanto mais mais se reduzir o volume, mais se reduzirá a temperatura.

 

⚛ LEI DE CHARLES:

   



⚛ GRÁFICO VOLUME X TEMPERATURA PARA TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS

 

 

 

Equação geral dos gases

 

É uma equação que abriga, de forma concisa, todas as informações apresentadas nas três leis mencionada acima:

 

 

 

Transformações adiabáticas

 

São as transformações em que a amostra gasosa, geralmente em virtude da rapidez com que se expande ou se contrai, não troca calor com o meio externo. Neste tipo de transformação nada permanece constante, há mudança na temperatura, pressão e no volume.

Obs. 1: Em casos de expansão adiabática, ou seja, quando ocorre um aumento de volume e não há troca de calor, tanto a temperatura quanto a pressão diminuem. Este é o caso retratado no gráfico acima.

 

Obs. 2: Em casos de compressão adiabática, isto é, quando ocorre uma diminuição do volume e não há troca de calor, tanto a temperatura quanto a pressão aumentam. Para percebermos isto, basta invertermos o sentido da transformação do gráfico acima.



Obs. 3: Estudaremos mais detalhadamente esta transformação na aula 6.11, ao discutirmos a primeira lei da termodinâmica