;
+
;

Aula 7.51: Introdução à óptica

Luz

A luz é um ente físico visível (que é capaz de sensibilizar a retina) de natureza simultaneamente corpuscular e ondulatória.

 

 

 

Raio de luz / raio luminoso

Raio de luz é uma linha imaginária usada para fins de representação da trajetória da luz.

 

 

Feixe de luz

Feixe de luz é um conjunto de raios luminosos. Estes arranjos de raios de luz podem ser classificados em:

 

     

Divergente

Cilíndrico

Convergente

 

 

 

Fenômenos ópticos

Por ora, em óptica geométrica, estudaremos três fenônomenos ópticos:

 

 

 

 

 

 

Meios materiais

 

 

 

     

Transparente

Translúcido

Opaco



 

 

Fontes de luz

Chamamos de fonte de luz todo corpo que irradia luminosidade. Assim sendo, todo corpo que é visível é fonte de luz. Podemos classificar as fontes luminosas em dois tipos:

 

 

 

 

 

Tipos de luz

 

   
  • Luz incandescente Brilha em decorrência do fenômeno da incandescência: neste fenômeno, algum material é excitado por meio da absorvição de calor e, em seguida, irradia ondas no espectro do visível. Obs.: dentre todas as lampadas, as lâmpadas incandescentes são as que possuem o menor rendimento (cerca de 5%), ou seja, apenas cerca de 5% da energia elétrica consumida é convertida em luz visível, pois o restante se perde em forma de calor.

  • luz luminescente: Brilha em decorrência do fenômeno da luminescência: neste fenômeno, alguma substância quimicamente luminescente absorve energia via radiação eletromagnética, não necessariamente na faixa do visível, e, em seguida, reemite esta energia na forma de luz visível. O rendimento de lâmpada luminescentes tende a ser superior ao rendimento de lâmpadas incandescentes, além de esquentarem consideravelmente menos também.


    ⚛ fluorescente: são os materiais luminescentes que emitem luz apenas enquanto estiverem sendo estimulados; pois a partir do momento em deixam de absorver energia, deixam também de irradiar.


    ⚛ fosforescente: são os materiais luminescentes que emitem luz mesmo quando já não estão mais sendo estimulados, por um certo período de tempo, é claro; pois materiais desta natureza são capazes de armazenar energia e emiti-la posteriormente.


    ⚛ Luz quimioluminescente: Brilha devido ao fenômeno da quimioluminescência; fenômeno no qual algum material é excitado por meio de reações químicas


    ⚛ Bioluminescente: Tipo de luz produzida através da quimioluminescência por seres viventes. Alguns organismos que produzem este tipo de luz são:

        ◦ Vaga-lume;

        ◦ Peixe diabo-negro (anglerfish);

        ◦ Água viva cristal;

        ◦ Safira marítima;

        ◦ Algumas espécies de cavalos-marinhos;

        ◦ Algumas espécies de escorpião.

 

 

 

Classificação da fonte de luz quanto a sua dimensão

As fonte luz podem ser enquadradas em duas categorias, fontes pontuais ou extensas, de acordo com a relevância de suas proporções:

 

 

 

Atenção: perceba que a classificação da fonte em pontual ou extensa dependerá, dentre outros fatores, da distância desta fonte aos objetos que interagem com a sua luz.


Caso 1: Trata-se claramente de uma fonte extensa. Observe que, neste caso, em decorrência de a luz emanar de diferentes pontos da fonte, tal luz origina, ao passar pelo anteparro, três regiões de características diferentes:


Região iluminada (I): Região comtemplada por raios que emergem de todos os pontos da fonte;


Região de sombra (S): Área em que nenhum raio de luz proveniente da fonte penetra;


Região de penumbra (P): Área em que raios emanados de apenas alguns pontos da fonte.



Caso 2: Observe que os raios partem todos de um único ponto. Trata-se, logo, de uma fonte pontual. Neste caso temos apenas região de sombra, sem região de penumbra.



Caso 3: Trata-se de uma fonte extensa.

 

 

O sol, quando observado da Terra, é fonte extensa

Um dos argumentos que validam tal afirmação consiste em relatarmos que, em situação de eclípse lunar ou solar, este fenômeno astronômico faz surgir uma expressiva região de penumbra; coisa característica de fontes extensas.