+
;

Aula 7.61: Olho humano e ametropias

O olho humano é um instrumento óptico composto por um conjunto de lentes multifocais, meios transparentes e células fotossensíveis que possibilitam o sentido da visão.

 

Globo ocular

   

A luz é difusamente refletida e/ou emitida pelo objeto, alguns raios penetram um pequeno orifício, passam por uma lente convergente e tocam um anteparo composto de células fotossensíveis que converterão esta impressão em impulso elétrico que, em seguida, será interpretado pelo cérebro.

 

     

Córnea

É o elemento mais externo do olho humano, exerce função de camada protetora e, também lente convergente.

 

Iris e pupila

A iris é o elemento capaz de controlar a quantidade de luz a ser penetrada no humor vítreo, a iris possui um orifício de tamanho variado denominado pupila (varia aproximadamente de 1,5 mm a 8 mm). A iris é parte que dá cor aos olhos.

Humor vítreo

É um composto translucido de textura viscosa que tem por objetivo, dentre outras coisas, manter o formato arredondado do globo ocular.

 

Cristalino

É um elemento constituído basicamente de água (cerca de 65%) e proteínas (cerca de 35%); possui textura viscosa e comportamento elástico. O cristalino é uma lente convergente, de borda fina, multifocal, isto é, capaz de autorregular a sua convergência, adaptando o seu foco à situação enfrentada pelo observador.

Retina

É uma membrana altamente sensível a luz, composta essencialmente de dois tipos de células fotorreceptoras:

→ Cones: Responsáveis pela identificação de cores

→ Bastonetes: Responsáveis pela diferenciação de tonalidades

Após estas células serem sensibilizadas, é gerado um sinal elétrico que é prontamente enviado ao cérebro por via do nervo óptico.

 

Nervo óptico

Membro que liga o órgão ocular ao cérebro. É responsável por transmitir os impulsos elétricos ao cérebro, que interpretará os impulsos convertendo-os em imagem visual.

 

 

 

Ametropias

Um olho “regulado” para refratar corretamente a luz e formar imagens nítidas é chamado olho emetrope. Já um olho que a isto é incapaz é denominado olho amétrope e suas irregularidades ametropias.