O que gera as estações do ano?

   

O eixo longitudinal da terra encontra-se inclinado em 23,5° em relação ao plano da elípica. Esta inclinação permanece constante enquanto a terra gira tal qual um pião num movimento chamado de precessão terrestre. Este movimento tem um período de aproximadamente 26'000 anos. Por tratar-se de um período muito longo, podemos desprezar para fins didáticos esta movimentação, por ora.

Devido a esta inclinação, do planeta em relação ao plano orbital da terra, ocorre que no curso da revolução do planeta, os raios advindos do sol irradiarão o hemisfério norte e sul diferentemente.

O esquema abaixo ilustra o que foi dito a cima:

 

 

   

Vejamos o que ocorre em junho: Os raios solares penetram o hemisfério norte com maior profusão do que no hemisfério sul. Isto faz com que altura do sol (ângulo de elevação do sol acima do horizonte) seja maior do hemisfério norte do que no hemisfério sul. Com efeito, os dias serão mais longos e a irradiação solar será mais abundante no hemisfério norte, isto ocorrerá devido ao já mencionado efeito de que os dias serão mais extensos e também ao fato de que os raios solares penetrarão uma menor quantidade de atmosfera para atingir o solo terrestre.

 

 

 

Solstícios e equinócios

 

 

Calendário: estações do ano

   

HEMISFÉRIO NORTE

HEMISFÉRIO SUL