Aula 1.9: Lançamento horizontal e oblíquo
Lançamento horizontal sem atrito
Ocorre o lançamento horizontal quando imprimimos num corpo uma velocidade inicial de direção horizontal. Normalmente, este corpo é lançado do alto, fazendo com que na direção do lançamento ele se mova em M.U.V. (Lembre-se que desconsideramos o atrito) e, na direção perpendicular, vertical, em M.R.U.V. (pois ele está sob a ação da gravidade). Para fins de resolução de problemas, convém estudarmos o que ocorre na horizontal separadamente ao o que acontece na vertical, pois, na verdade, o movimento real é a composição destes dois movimentos. O recurso teórico que nos permite estudar os movimentos separadamente é chamado princípio da independência dos movimentos de Galilei.
Principio da independência dos movimentos simultâneos de Galilei
Este princípio afirma que um movimento que se desenvolve num plano (XY, por exemplo) pode ser analisado individualmente em suas duas dimensões, na dimensão X e na Y, sem qualquer prejuízo de ordem física ou matemática.
Na imagem abaixo, a componente horizontal do movimento será retilínea e uniforme (MRU); ao passo que a componete vertical será retilínea e uniformemente variada (MRUV).
Lançamento oblíquo
Ocorre lançamento oblíquo sempre que ejetamos um objeto com uma velocidade que se projeta obliquamente com respeito ao solo, ou seja, projeta-se nem na vertical, nem na horizontal. Para estudar o lançamento oblíquo, aproveitamo-nos do princípio da independência dos movimentos simultâneos e estudamos a separadamente a cinemática de cada uma das direções.
Para analisarmos este tipo de problema, a primeira coisa a se fazer é definir um referencial conveniente. Após isto, decompomos a velocidade inicial em duas componentes que se projetarão sobre o referencial escolhido.
A partir daí, usamos o princípio da independência dos movimentos simultâneos para finalizar a análise.
O movimento na vertical será análogo ao movimento do lançamento vertical, ou seja, trata-se de um movimento uniformemente variado (MRUV); ao passo que o movimento na horizontal será retílineo uniforme (MRU).