Aula 5-35: Teorema de Pascal


Teorema de Pascal

Enunciado:

O acréscimo de pressão num líquido em equilíbrio é transmitido integralmente a todos os pontos do líquido. Ou seja, variando-se a pressão num ponto A qualquer do líquido, esta mesma pressão variará, na mesma quantidade, para os demais pontos do líquido.

Exemplos do teorema de pascal

O barril de Pascal

   

Blaise Pascal (★ 1623 1662 ✝), em 1646, executa o seguinte experimento para justificar este teorema:


É conectado à tampa superior de um barril um tubo delgado de aproximadamente 10 metros de altura. Pascal passa a preencher o tubo com aguá. A pressão exercida por esta coluna de água, segundo o princípio de pascal, distribui-se para todos os pontos fronteiríços do barril. Pascal, com este experimento, conseguiu explodir o barril com apenas um litro de água, comprovando, assim, a validade do teorema que enunciara.

Pascal realizando o experimento descrito ao lado

 

 

 

 

Prensa hidráulica

A prensa hidráulica é a principal, dentre os instrumentos mecânicos, beneficiária do princípio de Pascal. Observe a ilustração abaixo.

   

Prensa hidráulica: uma força pequena é aplicada em uma das bases, e uma força grande é devolvida na outra das bases

Animação mostra o que acontece em termos hidráulicos na prensa

Observe que, segundo o teorema de Pascal, a pressão aplicada no tubo (cilindro) da esquerda será transferida ao tubo da direita. Com efeito, podemos, manipulando a área dos cilindros, fazer com que uma força relativamente pequena sobre um dos êmbolos (parte móvel do cilindro) resulte em uma força relativamente grande no outro. Realizar uma força pequena, e o sistema devolver uma força grande, é o princípio de funcionamento das prensas hidráulicas.

Outros equipamentos que se valem do princípio de Pascal:

⚛ Macaco hidráulico

⚛ Freio hidráulico