Lista 6-48: Leis da termodinâmica


01. Em uma transformação isobárica, a pressão do gás é _______, e sua energia interna aumenta se a diferença entre ______ e _______ for _________.

a) constante, calor, trabalho, nula.

b) constante, calor, trabalho, negativa.

c) variável, calor, trabalho, positiva.

d) constante, trabalho, calor, negativa.

e) constante, calor, trabalho, positiva.

02. Um gás é submetido a um processo sob pressão constante de 400 N/m2 e sofre uma redução de seu volume em 0,25 m3. Assinale aquilo que for FALSO:

a) a quantidade de trabalho realizada sobre o gás foi de - 100 J.

b) a variação da energia interna é de -150 J.

c) o gás recebe 250 J de calor.

d) o gás cede 250 J de calor.

e) a variação de temperatura desse gás é negativa.

03. Sobre os gases monoatômicos e ideais que passam por um processo de transformação isobárica, podemos afirmar corretamente que:

a) Toda a quantidade de calor (Q) cedida ao sistema será transformada em trabalho mecânico.

b) A quantidade de calor (Q) cedida ao sistema é diretamente proporcional à sua variação de temperatura.

c) A energia interna do gás (U) permanece constante.

d) A variação de energia interna(ΔU) é inversamente proporcional à variação volumétrica (ΔV).

e) A temperatura do gás varia, mas não há trocas de calor entre o sistema e o meio externo.

04. Um gás ideal sofre uma transformação: absorve 150 cal de energia na forma de calor e expande-se, realizando um trabalho de 300 J. Considerando 1 cal = 4,2 J, a variação da energia interna do gás (ΔU) é, em J:

a) 250.

b) 350.

c) 500.

d) 330.

e) 900.

05. Um gás monoatômico e ideal sofre uma expansão adiabática, realizando sobre um pistão um trabalho termodinâmico igual a 400 J. Qual é a variação da energia interna do gás, em joules?

a) -400 J.

b) 400 J.

c) 200 J.

d) -200 J.

e) -100 J.

06. Um pistão comprime um gás, realizando um trabalho de 600 J sobre ele. Considerando que o pistão não permite a troca de calor entre o gás e o meio externo e que a transformação ocorreu muito rapidamente, indique a variação da energia interna sofrida pelo gás:

a) -600 J.

b) 300 J.

c) -200 J.

d) 600 J.

e) -300 J.

07. (VUNESP-UNESP) Dois copos de vidro iguais, em equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, foram guardados, um dentro do outro, conforme mostra a figura. Uma pessoa, ao tentar desencaixá-los, não obteve sucesso. Para separá-los, resolveu colocar em prática seus conhecimentos da física térmica.

De acordo com a física térmica, o único procedimento capaz de separá-los é:

a) mergulhar o copo B em água em equilíbrio térmico com cubos de gelo e encher o copo A com água à temperatura ambiente.

b) colocar água quente (superior à temperatura ambiente) no copo A.

c) mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente) e deixar o copo A sem líquido.

d) encher o copo A com água quente (superior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente).

e) encher o copo A com água gelada (inferior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água quente (superior à temperatura ambiente).

08. (UFRGS 2017) Observe a figura abaixo.

A figura mostra dois processos, I e II, em um diagrama pressão (P) x volume (V) ao longo dos quais um gás ideal pode ser levado do estado inicial i para o estado final f.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.


De acordo com a 1ª Lei da Termodinâmica, a variação da energia interna é ........ nos dois processos. O trabalho WI realizado no processo I é ........ que o trabalho WII realizado no processo II.


a) igual - maior.

b) igual - menor.

c) igual - igual.

d) diferente - maior.

e) diferente - menor.

09. (URCA 2017/1) Considere o texto:


Um conceito amplo de calor se refere a forma de transferência de energia não mecânica entre sistema e vizinhança, ou seja, uma forma de transferência de energia entre sistema e vizinhança não relacionada a trabalho mecânico, podendo ser decorrente de diferença de temperatura entre sistema e vizinhança ou mesmo advinda de radiação solar etc.


Podemos dizer que se um sistema termodinâmico libera para a vizinhança, num certo processo, uma quantidade de calor cujo valor absoluto é 7 joules e realiza um trabalho de 3 joules então, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a variação de energia interna do sistema, é:


a) 10 joules.

b) -10 joules.

c) 4 joules.

d) -4 joules.

e) 2 joules.

10. (URCA 2017/1) De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo isotérmico sofrido por um gás ideal de massa fixa, o gás libera uma quantidade de calor cujo módulo é de 50cal então a variação de energia interna e o trabalho realizado pelo gás neste processo são, respectivamente:


a) 0 e 50 cal.

b) 50 cal e 0.

c) 0 e 0.

d) 50 cal e -50 cal.

e) 0 e -10 cal.

11. (URCA 2016/2) Considere o texto:

"Um conceito amplo de calor se refere a forma de transferência de energia não mecânica entre sistema e vizinhança, ou seja, uma forma de transferência de energia entre sistema e vizinhança não relacionada a trabalho mecânico, podendo ser decorrente de diferença de temperatura entre sistema e vizinhança ou mesmo advinda de radiação solar etc."

Levando em consideração o texto apresentado acima, podemos dizer que se a terra recebe uma quantidade de energia Q do sol, então considerando que não há trabalho realizado sobre a terra nem por ela, a variação de energia interna da terra neste processo é, de acordo com a primeira lei da termodinâmica:

a) ΔU = Q, que corresponde ao calor por radiação recebido do sol.

b) ΔU = 0.

c) ΔU = Q/3.

d) ΔU = 2Q.

e) ΔU = Q/2.

12. Certo gás diatômico e ideal recebe 12 J de calor de uma fonte externa durante uma transformação isocórica. Considerando que o gás não cede qualquer quantidade de energia em forma de calor para suas vizinhanças, a variação da energia interna do gás, durante essa transformação, é de:

a) 6 J.

b) -12 J.

c) 12 J.

d) 24 J.

e) -24.

13. Durante um processo isovolumétrico, um gás recebe do meio externo uma quantidade de calor Q. Podemos afirmar que a variação de sua energia interna e sua pressão terão seus módulos, respectivamente:

a) Mantido constante e aumentado

b) Reduzido e aumentado

c) Aumentado e aumentado

d) Reduzido e mantido constante

e) Aumentado e reduzido